Debate: Reorganização do Movimento Estudantil

Atualizado em 29/08/2012: Mesa de debate: Reorganização do Movimento Estudantil. Com a participação das forças que constroem o Comando de Mobilização da UFAL. Quinta-feira, dia 30 de agosto. Às 14 horas. No auditório do SINDPETRO.


A greve dos servidores públicos nos aponta para inúmeras lições. A máscara do governo Dilma cai e fica evidente que o governo Federal não está ao lado dos/as trabalhadores/as. No movimento estudantil, inúmeras lições também estão sendo tiradas. Uma delas diz respeito aos rumos do Movimento Estudantil brasileiro e para onde aponta o futuro com o avançar desta greve.

Na prática, falou em nome dos estudantes durante todo este período o comando nacional de greve dos estudantes (CNGE), ferramenta construída para articular os comandos locais de greve de todo o país. A União Nacional dos Estudantes (UNE), cumpriu o papel de desmobilizar a greve e servir de ponto de apoio ao governo dentro do Movimento Estudantil. Tentou o tempo deslegitimar o papel do CNGE e suas pautas frente ao governo.

Agora, é hora dos/as estudantes em Alagoas organizados no Comando de Mobilização realizarem também este importante debate. Para onde aponta a reorganização do Movimento Estudantil? Alguns companheiros acreditam que a Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL) se apresenta como uma alternativa à UNE. Outros/as companheiros/as acreditam que devemos construir desde já um amplo movimento para resgatar a UNE das garras do governo e ganhá-la de volta para as lutas dos/as estudantes. Ainda há aqueles que acham que tanto a UNE quanto a ANEL se apresentam como alternativas insuficientes e apontam para outra alternativa.

O Movimento Estudantil de todo o país constrói esta greve e embarca neste debate. Em assembleias e comandos do Brasil inteiro grupos políticos e estudantes independentes armam discussões sobre a reorganização do movimento estudantil brasiliero e em Maceio não será diferente! Vamos construir um grande debate com todos os/as estudantes sobre as alternativas organizativas da juventude que ainda resiste e luta!

This entry was posted on quarta-feira, 15 de agosto de 2012 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Entidades e Grupos Estudantis

- DCE UFAL
- ANEL
- Além do Mito
- Coletivo Nada Será Como Antes

Centros/Diretórios Acadêmicos:
CAGM - Direito
CAHIS - História
CAO - Odontologia
Letras
CASH - Medicina
Filosofia