Comunicado do CLG aos estudantes da UFAL

O Comando Local de Greve dos Docentes da UFAL enviou aos estudantes o seguinte comunicado:

Comunicado do CLG/ADUFAL aos Estudantes da UFAL: Porque a Greve deve Continuar 

O CLG/ADUFAL reunido em 06 de agosto de 2012, respaldado pela decisão da Assembléia do último dia 31 de julho de 2012, que rejeitou por unanimidade a proposta do governo; e após a assinatura pelo PROIFES da proposta do governo o qual publicizou no Ofício Circular nº 08/2012 GAB/SESU/MEC de 03 de agosto de 2012, ‘que o governo federal concluiu na noite de quarta-feira, 1º de agosto, as negociações com a representação sindical dos docentes federais’ e que o mesmo ‘está convencido de que a base da categoria dos docentes é favorável ao acordo’, esclarece: 

1. Sobre a assinatura do acordo: O governo sinaliza uma reestruturação da carreira, porém avaliamos que ela é extremamente danosa à categoria; também, ignora nossa reivindicação pelo fim da precarização das universidades, chegando a afirmar que ‘isso é coisa da nossa cabeça’. Documentos oficiais (Atas) obtidos em assembléias das entidades de base, representadas pelo Andes, Sinasefe e do Proifes, e encaminhadas ao Comando Nacional de Greve/ANDES, indicam que das 79 Instituições Federais de Ensino em greve, 68 rejeitaram a assinatura do acordo. Destas 68 entidades, cinco são representadas pelo Proifes, e as outras dez ainda realizarão assembléia nos próximos dias. Estes dados demonstram claramente a farsa do falso consenso operado pelo governo, ao escolher o Proifes para assinar o acordo em nome da categoria como se este representasse a maioria dos docentes das IFES brasileiras, e a atitude intransigente e antidemocrática do governo na mesa de negociações num claro ataque aos princípios básicos da negociação e do respeito à organização sindical. 

2. Pelo que lutam os docentes: historicamente a universidade pública vem lutando, para se manter PÚBLICA, DE QUALIDADE, LAICA E SOCIALMENTE REFERENCIADA, assim como pelas mudanças sociais em nosso país. É por isso que lutamos quando defendemos um plano de carreira que valorize o professor de acordo com os anos de trabalho dedicado ao ensino, à pesquisa, a extensão e à gestão da universidade e de acordo com seu grau de formação. Queremos garantir que a carreira de professor se mantenha digna, para garantir que a universidade continue funcionando e com qualidade para formar as atuais e futuras gerações. Também lutamos pelo fim da precarização das condições de trabalho na universidade pública, que vem imprimindo uma lógica cruel ao trabalho do professor, que o sobrecarrega com acúmulo de funções; que o obriga a trabalhar sem material adequado e em locais que sujugam sua dignidade a dos alunos; que impõe limites à oferta de componentes básicos como laboratórios, bibliotecas, material didático, e tantos outros, cuja consequência é o rebaixamento da formação dos estudantes. Lutamos enfim, para que a universidade pública continue sendo um patrimônio de todos, que continue ofertando e que venha a ofertar os serviços de saúde por meio do HU 100% público, clínicas e hospital veterinário (ainda inexistente); que continue trabalhando com assessoria jurídica pública; com assistência social, atividades de esporte e lazer, de formação política, de fortalecimento da educação básica por meio dos estágios nas licenciaturas, da pesquisa científica e tantas outras atividades ofertadas aos alagoanos que vão além da sua função de formação dos profissionais das diversas áreas. 

3. O CLG/ADUFAL vem reafirmar seu empenho na luta e conta com o apoio dos estudantes: reafirmamos o compromisso com a formação dos estudantes, portanto estamos reivindicando que o governo reabra as negociações com nossa categoria. Neste sentido esclarecemos que a greve deve continuar, e que sua duração está sendo imposta pelo governo que se recusa a negociar com a ampla base de mais de 100 mil da categoria dos docentes. 

A Greve é forte! A Greve continua! A luta é agora!
Comando Local de Greve/ ADUFAL
Maceió-AL, 07 de agosto de 2012

This entry was posted on quinta-feira, 9 de agosto de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Entidades e Grupos Estudantis

- DCE UFAL
- ANEL
- Além do Mito
- Coletivo Nada Será Como Antes

Centros/Diretórios Acadêmicos:
CAGM - Direito
CAHIS - História
CAO - Odontologia
Letras
CASH - Medicina
Filosofia